Programação Web – O que é JavaScript

Exemplo CSS HTML JavaScript

Vamos abordar aqui uma das primeiras e mais básicas linguagens da terceira camada do desenvolvimento Web e entender o que é JavaScript. Nesse ponto você ja deve entender que o HTML é utilizado para implementar o conteúdo uma página Web, o CSS  possibilita a formatação dessa informação e finamente o JavaScript implementará comportamentos e possibilitará a manipulação do conteúdo da página. Temos então o importante trio HTML + CSS + JavaScript.

O que é JavaScript

Simbolo-Linguagem-JavaScript

JavaScript é uma linguagem de programação de scripts em que o código é implementado dentro da página Web e que é interpretado e executado do lado usuário, dentro dos navegadores Web. Dessa forma o JavaScript possibilita a implementação de um tratamento mais dinâmico do conteúdo das páginas, interagindo com a exibição do conteúdo definido no HTML e CSS, e permitindo transformação e processamento dos dados da página. A linguagem JavaScript é relativamente simples e foi desenvolvida para ser rápida e leve.

O JavaScript normalmente é utilizado para a criação de pequenos efeitos visuais na página como elementos com movimento, que mudam de cor e tamanho conforme a posição do mouse ou da tela, como se muito nos menus deslizantes. Permite também a implementação de lógicas de validação de conteúdos inseridos pelo usuário, por exemplo a validação data, CPF e telefone em um formulário, além de várias outras possibilidades inclusive bem mais complexas.

O que é JavaScript

Algo que não podemos deixar de mencionar é que, apesar do nome, o JavaScript não tem nenhuma relação com o Java, não são dos mesmos criadores, não são usadas das mesma maneira, por exemplo o Java é server-side, e apesar de algumas semelhanças na linguagem, não é por isso que possuem nomes parecidos, é uma simples coincidência.

Integração do JavaScript no HTML

O código JavaScript é implementado em uma seção dentro do código HTML,  através da tag <script>. Abaixo um código bem simples apenas para exemplificar:

<html>
    <head>
        <title>Exemplo do que é JavaScript</title>
    </head>
    <body>
    <script type="text/javascript">
        alert('JavaScript Tutorial')
    </script>
    </body>
</html>

JavaScript Tutorial – Sintaxe básica

A sintaxe da linguagem JavaScript é semelhante à de linguagens como o C, C++ e um pouco do Java. Vamos abordar agora apenas alguns elementos para exemplificar:

Comentários

// apenas uma linha de comentário
/* comentário em 
mais de uma linha */

Variáveis

As variáveis são declaradas dinâmicamente, ou seja, não é preciso definir o tipo. A palavra reservada “var” define uma variável:

var nome; nome = “Carlos Almeida”; var idade = 30; idade = 30 + 20 - 10*5;

Funções

O JavaScript também fornece suporte a funções, para isso é usada a palavra reservada “function”. As funções podem receber parâmetros e retornar valores. Abaixo alguns exemplos:

// Nesse caso a função não possui parâmetro nem retorno
function exemploFuncao() { alert(“Mini tutorial JavaScript”); }
//Nesse caso são usados os parâmetros A e B e é retornado a soma desses parâmetros
function somar(A, B) { return A + B; }

 Controle de Fluxo

São disponibilizadas também todas as principais funções de controle de fluxo como IF, CASE, WHILE and FOR. Vamos exemplificar apenas o IF e o FOR:

//Função IF-ELSE
if(idade > 18)
{
alert(“Você é maior de idade”).
}
else
{
alert(“Você é menor de idade”);
}
//Função FOR
var numero;
for(numero = 0; numero < 20; numero++)
{
    alert(numero);
}