Programação Web – Linguagem HTML
O que é HTML
Apesar de ser comum se encontrar por aí a expressão “Programação HTML“, o HTML não é considerado uma linguagem de programação e sim uma linguagem de marcação.
HTML é uma abreviação de Hyper Text Markup Language, ou em português, Linguagem de Marcação de Hipertexto. Em essência trata-se de um conjunto de regras, códigos e marcadores (ou tags) utilizados para definir principalmente para definir como o conteúdo da página será apresentado. Esses marcadores dizem se uma frase deve ser exibida em negrito e centralizada, o tamanho e cores da fonte, a localização de uma imagem, um links e muito mais.
Por exemplo, para definir a palavra “HTML” em negrito, basta utilizar o seguinte marcador: <b>HTML</b>.
HTML é um padrão mundial o que significa que todo navegador (ou browser) do mercado consegue interpretar os códigos HTML contidos na página e com isso exibir as páginas da mesma maneira. Você pode visualizar o código HTML de qualquer página, clicando com o botão direito do mouse e selecionando a opção “Exibir código fonte”, e isso funciona em qualquer navegador.
Atualmente a linguagem HTML é sempre utilizada em conjunto com o CSS, que realiza as definições de formatação da página, e com o JavaScript que possibilita a implementação de comportamentos e manipulações dinâmicas no conteúdo.
Principios Básicos da Programação HTML
Como explicado anteriormente, o HTML é baseado em tags (marcações). Com relação às tags devemos considerar que:
- Toda tag aberta deve ser fechada. Por exemplo
- <strong> palavra </strong>
- Uma tag pode conter outra tag dentro dela:
<tag1>
<tag2> frase qualquer </tag2>
</tag1>
Agora as tags base de qualquer arquivo HTML:
- HTML <html> </html>
- Essa tag define o início e fim do documento HTML. Todo o restante do código fica dentro dessa tag.
- HEAD <head> </head>
- Define o inicio e fim da sessão de cabeçalho do documento, normalmente nessa parte ficam outras tags como <TITLE>, que define o título da página, além de outras tags usadas para definir a página
- BODY <body></body>
- Tag aonde fica o conteúdo real da página. Os textos, arquivos e etc.
Para se ter uma noção melhor, veja abaixo um exemplo básico de um documento HTML. Você pode inserir esse código no notepad, salvar o arquivo com a extensão .html, e abri-lo em qualquer navegador.
<html>
<head>
<title
> Página de Exemplo </title>
</head>
<body>
Aqui teremos os conteúdos da <b>sua página Web</b>.
</body>
</html>
O HTML5
HTML5 é simplesmente a versão atual da Linguagem HTML, a 5ª versão.
Um dos principais objetivos dessa última versão é facilitar a manipulação dos elementos. Também fornece ferramentas para melhor integração com o CSS e o JavaScript.
Para quem está começando a aprender a programar em html, as mudanças implementadas no HTML5 não influenciam em nada, o básico é o mesmo desde a versão 1.
XHTML
O XHTML vem de eXtensible Hypertext Markup Language, basicamente é uma reformulação da linguagem HTML baseada no XML, combinando as tags do HTML, com as regras do XML. O objetivo do XHTML é aumentar o alcance da linguagem para que ela também possa ser lida por outros dispositivos como televisão, palm, celular, e etc.
Há quem considere o XHTML como o sucessor do HTML, mas o HTML5 ainda é a versão padrão oficial.
Ferramentas de Edição HTML
Os códigos do HTML são relativamente simples, e é importante que quem deseja aprender HTML os conheça bem. No entanto, imagine criar um WebSite inteiro digitando código dentro de código, sem dúvidas o tempo de desevolvimento seria muito alto e haveriam muitos erros corrigidos.
Aí entram os softwares editores de HTML. Essas ferramentas facilitam muito o trabalho do WebDesigner e são essenciais para quem trabalha profissionalmente com programação HTML.
Abaixo alguns dos softwares mais conhecidos:
- Adobe Dreamweaver: é o software mais popular, nele você monta a página e software se encarrega de fazer as definições do código
- Notepad ++: é um notepad melhorado, que entende e ajuda o desenvolvedor com a sintaxe do HTML
- HTMLEdit: semelhante ao Notepad ++