Linguagens para Programação Web

Programaçao Web As linguagens de programação web são utilizadas especificamente para o desenvolvimentos das camadas de apresentação e de lógica de negócio de web sites, portais e aplicações web em geral. Entenda nesse link um pouco do conceito de camadas.

Para a camada de apresentação, é essencial que o WebDesigner conheça principalmente HTML, CSS e  ao menos o básico de JavaScript. Para as linguagens de programação de lógica, as opções disponíveis no mercado são muitas e com isso fica muito difícil dominar todas as linguagens, por isso é importante, pelo menos a principio, focar em alguma delas como PHP, ASP ou .NET, apesar de existir várias outras.

 

O Mercado de Programação Web

O mercado de tecnologia para programadores Web é sempre movimentado. O número de vagas é alto e sempre há muitas posições abertas em qualquer portal de empregos, grandes empresas e agências especializadas.

Porém a concorrência também é alta, as empresas procuram por candidatos realmente qualificados e por isso é essencial que o profissional se prepare muito para poder conseguir uma boa vaga.

 

As Principais Linguagens

Agora vamos falar um pouco sobre algumas das linguagens.

HTML

Símbolo HTMLNa verdade, HTML não é uma linguagem de programação, é uma linguagem de marcação. Bem resumidamente, linguagem de marcação é um conjunto de regras e códigos que define como os elementos da página são exibidos.

Conhecimento em HTML é o básico para qualquer Web Designer. Apesar de existir muitas ferramentas que fazem praticamente todo o trabalho de estruturação das páginas, é importante que o profissional entenda como isso acontece no nível de código para que possa fazer melhorias e correções quando necessário.

 

CSS

Prgoramação Web - CSSO CSS é utilizado em conjunto com o HTML. É uma linguagem utilizada para definição de estilos,  para definir o layout de documentos HTML. Enquanto o HTML é usado para estruturar conteúdos, o CSS é usado para formatar conteúdos estruturados.

 

JavaScript

Simbolo Lingaguem JavaScriptO JavaScript é uma linguagem utilizada para programação de scripts que são executados no navegador do usuário de um website ou como se diz, do lado do cliente. É uma linguagem dinâmica, orientada a objetos e criada com sintaxe similar à linguagem C, apesar de conter Java no nome.

Ela tem como principal função tornar alguns processos das páginas mais dinâmicos, tornando seu uso mais agradável. O JavaScript fornece às páginas web a possibilidade de programação, transformação e processamento de dados enviados e recebidos, interagindo com a marcação e exibição dos conteúdos da linhagem HTML e com a estilização feita com o o uso do CSS.

 

Nesse link indicamos um excelente curso para quem deseja aprender mais sobre HTML, CSS e JavaScript.

 

PHP

Programação Web - PHPO PHP é uma linguagem de script em que o código é normalmente embutido no próprio HTML. No caso do PHP, o código é executado do lado do servidor e é enviado para o cliente apenas o resultando em HTML puro. Com isso é possível a interação com banco de dados, outras aplicações e o código não fica exposto.

PHP é a linguagem de programação web mais utilizada para implementação de funções mais dinâmicas e complexas dentro de websites e aplicações Web.

Caso deseje aprender mais sobre PHP, acesse esse curso introdutório gratuito, vale a pena.

 

Outras Linguagens

Como já foi dito, há muitas linguagens no mercado. As citadas acima são sem dúvidas as mais populares e mais estudadas por quem pretende ingressar na área de programação para web.

Abaixo listamos algumas outras linguagens, que também são muito importantes e muito utilizadas:

  • .NET
  • ASP
  • Java
  • Ruby
  • Python
  • Perl
  • C
  • C++