Qual o Melhor Editor PHP?

IDEs (Integrated Development Environment) e Editores de Código são ferramentas essencias para qualquer programador, incluindo é claro desenvolvedores Web que é o foco do Portal Webdesigner. Nesse artigo vamos ajudar na escolha do melhor editor PHP.

Essas ferramentas auxiliam e agilizam muito o trabalho de um desenvolvedor Web, disponibizando recursos muito úteis:

  • Aplicar cores de acordo com a sintaxe de código, facilitando muito a visualização do código.
  • Função de assistente de código, recomandando funções e disponibilizando recursos de auto completamento do código
  • Helpers das linguagens suportadas,  com um manual e instruções sobre as opções e sintaxes
  • Ajuda na depuração do código, indicando erros de sintaxe por exemplo
  • Controle de versão
  • e muitas outras funções

É importante perceber que cada editor tem suas características próprias, pontos positivos e negativos, alguns são mais simples e leves, outros mais complexos e pesados, nem todos implementam todas as funções acima. Então a escolha do “melhor” depende muito do que cada um procura e das particularidades de suas atividades.

Vamos listar abaixo algumas das melhores opções de editor para PHP, mas a maioria deles suporta também diversas outras linguagens.

 

Eclipse PHP

Melhor Editor PHPO Eclipse é um dos melhores IDEs do mercado, é muito utilizado por desenvolvedores Java, mas tem também suporte a diversas outras linguagens, incluindo o PHP através da instalação de um plugin específico.

Com o eclipse é possível depurar seu código, ter a opção de auto completamento, coloração de sintaxe, integração com sistemas de versão, FTP, entre muitas outras funções.

 

NetBeansLogo Editor PHP Netbeans

O IDE Netbeans vai na mesma linha do Eclipse, é um editor completo que e compatível com linguagens como Java SE, Java EE, Java ME, C, C++ e claro PHP.  Possui a maioria das funções do Eclipse.

Muitos apontam o memo ponto negativo nesses grandes IDEs (Eclipse, Netbeans), como tem muitas funções são também muito pesados, o que nem sempre é conveniente.

Veja no vídeo abaixo um Overview do produto (em inglês), assim você terá uma idéia melhor do que é um IDE.

 

Aptana

Aptana costuma apontar como uma terceira opção para quem prefere IDEs competas como o Eclipse e Netbeans. É uma aplicação livre, compatível com várias linguagens, incluindo PHP. Entre as características podemos listar o editor e assistente de código que irá ajudá-lo durante a digitação, coloração de sintaxe e Auto formatação.

 

Zend Studio

Editor PHP Zend StudioSe você não sabe, a Zend é a empresa responsável pelas versão mais atuais do PHP e todas suas soluções são relacionadas a essa linguagem.

O Zend Studio possui todos os recursos de um verdadeiro IDE, só que focado no PHP. Possui recursos de inteligência na depuração de código, suporte a controle de versão e repositórios de código, e muito mais.

 

Komodo

Saindo um pouco dos pesados IDEs, temos o Komodo, minha opção pessoal como melhor editor PHP. Ele é um editor de código mais rápido, também compatível com outras linguagens de programação Web como HTML, JavaScript, Ruby e Python.  Sua interface é mais simples e a ferramenta possui recursos como conclusão atuomática de código, realce de variáveis, suporte a plaformas de controle de versão, entre outros.

 

Notepad++logo_notepad_plus_plus

O Notepad++ é um dos editores mais simples, mas mesmo assim muito usado. Na verdade a função principal dele é apenas a aplicação de cores e espaçamentos de acordo com a sintaxe, facilitando a leitura do código, por outro lado ele pouco vai auxiliar na criação e depuração do código. Se você prefere fazer as coisas mais “na unha”, ou se está aprendendo, essa é uma das melhores opções.

Enfim, essas são as opção mais conhecidas no mercado, mas não todas. Segue abaixo mais alguns IDEs/Editores de código usados para PHP, fique a vontade para pesquisar mais a respeito e testá-los:

  • Geany
  • PHPStorm
  • PHP Designer
  • Bluefish
  • Sublime Text

 

Veja também as melhores opções de editores para HTML e CSS.

 

Acesse Gratuitamente 46 Aulas de Introdução ao PHP.