Melhores Editores de HTML

Melhores Editores HTML e CSSNesse artigo vamos falar especificamente sobre os editores de código voltados para HTML e CSS.

Um bom editor de códigos pode agilizar e facilitar muito a vida do WebDesigner, eles possuem recursos que facilitam muito a fase de criação e codificação das páginas, aumentando a produtividade e reduzindo os erros.

Existem no mercado diversos software que fazem essa função, cada um com suas características. Cabe ao profissional analisar qual se encaixa melhor no seu perifl e necessidades e então definir qual é o melhor editor HTML para ele.

Vamos listar aqui as melhores opções do mercado, com suas principais características, para que você possa fazer a melhor escolha.

 

Adobe Dreamweaver

Dreaweaver - O melhor editor HTML e CSSComeçando pelo mais famoso deles, o Dreamweaver. Essa é a ferramenta mais completa do mercado, traz funcionalidades de auto-completamento de código, coloração especifica das tags, ótima integração com todas as outras ferramentas da Adobe e várias outras funções que facilitam muito o trabalho do WebDesigner. Ele traz a possibilidade de se criar uma página Web em dois modos, o modo Código, aonde você vai realmente codificar a página, e o modo Design que é  uma opção visual aonde você vai “desenhar” a página e o próprio Dreamweaver irá criar o código no background.

Se por um lado ele é uma excelente opção para profissionais, não é uma boa para quem está aprendendo pois as funções que facilitam a codificação provavelmente irão inibir o aprendizado do HTML e CSS em si.

 

Notepad++

O Notepad++ (plus plus) é um dos melhores editores HTML para quem está começando e aprendendo, além de ser a opção de muitos desenvolvedores “hardcore”. Ele é um editor de código que irá facilitar a leitura e a codificação, através de definição de cores e espaçamentos no código, possui também algumas funções de auto-completamento, mas não tão complexas quanto o Dreamweaver.

Screenshot Editor HTML Notepad++

 

Sublime Text

Essa é uma ferramenta muito semelhante ao Notepad++. Possui a mesma idéia de ser um editor HTML e CSS simples, voltado para facilitar a codificação. O Sublime Text possui uma interface um pouco mais sofisticada que o N++, porém as demais funcionalidades são bem parecidas.

 

Brackets

Segundo seus produtores, o Brackets é “Um editor de textos moderno e de código aberto que entende web design.”.

O Brackets é um editor de códigos HTML, CSS e JavaScript leve e limpo com ótimas funções de apoio. Permite trabalhar simultaneamente com vários arquivos, funções de seleção de cores, função de Preview da página e etc.

É sem dúvida uma boa opção para o Notepad++ e o Sublime Text.

Editor HTML Brakets

 

WYSIWYG Web Builder

Primeiramente vamos explicar que WYSIWYG significa “What you see is What you get”, ou “O que você vê é o que você obtém”. O termo é usado para classificar ferramentas de edição e desenvolvimento que permitem visualizar, em tempo real, exatamente aquilo que será publicado ou impresso, é um conceito, um modelo de software.

O WYSIWYG Web Builder implementa muito bem isso, nele você irá construir uma página Web montando os elementos que deseja (texto, imagens, vídeos e etc) e o software construirá para você o código HTML. É como o modo Design do Dreamweaver, ou como se faz páginas no WordPress, Blogger e etc.

No entanto, não é uma boa opção para quem deseja aprender HTML e CSS.

 

KompoZer

Podemos dizer que o Kompozer é uma opção simplificada do Dreamweaver, pelo menos na intenção, é um misto de editor de código simples com uma ferramenta WYSIWYG.

O sofware traz um aba “Normal”, que utiliza o modelo WYSIWYG para possibilitar que o usuário “monte” a página, e o modo “HTML Tags” aonde o programa apenas indica qual tag para os elementos criados na aba “Normal”

Esses são os melhores editores HTML e CSS do mercado, mas sem dúvida não são os únicos, fique à vontade para pesquisar outras opções por aí. Para quem está estudando as linguagens HTML e CSS, as melhores opções são sem dúvidas os editores mais simples, o Notepad++ e o Sublime Text, já um profissional provavelmente irã acabar optando pelo Dreamweaver pois precisará ter mais produtividade.